quinta-feira, 8 de abril de 2010

Enfim Argentina...



Enfim Argentina.

Depois de tanto tempo sonhando com um possível intercâmbio acadêmico eis que me acho do lado do meu país. Porém tudo é novo e diferente, para demonstrar que é na pele que a diversidade mais arde.
Um arder não de dor e sim que mostra a força dessa imensidão do mundo (e da pequenez do nosso mundinho).

Vamos a Argentina. Repetindo: "enfim Argentina".
Acho que sempre quis conhecer esse lugar. A europa com sangue latino pulsando.
Esses dias vendo "El secreto de sus ojos" percebi qual era minha impressão da Argentina: um filme cult espanhol de sotaque bonito. Sim, o sotaque é lindo!!!! Apesar de ser perceptível que existe um pé atrás (pra não falar de comentários preconceituosos) em relação ao sotaque argentino dos outros falantes da língua espanhola que vivem comigo.
Pra ser mais explícita, aqui o "y" e "ll" ganha o som de "x" (e isso vira uma verdadeira língua da xuxa às vezes). Não sabiam? Nem eu! Mas já percebia que gostava e já trato de descolonizar o meu sotaque.

Voltando a idéia do filme cult. Olha que coisa, todos aqui falam español!!! (jejejeje - como se escreve as risadinhas por aqui). Outros falam castellano (dizem que é a mesma coisa). E conseguimos nos entender com los hermanos falando em português. O cenário é essencial pra cena, casas sem jardim, construídas logo depois da calçada (acredito que a maioria tenha pátio interno como a minha casa tem), poucas árvores na calçada, pessoas bem mais vestidas que no Brasil e um povo muito prestativo (claro com suas exceções).
Pra completar, cheguei em um dia frio de Buenos Aires, o que deixava o cenário muito mais charmoso (apesar de amar o calor).

Primeiras impressões boníssimas fazem muito bem.

2 comentários:

  1. Aê Cá! Adorei suas prés e primeiras impressões. Me identifiquei demais com o lance dos filmes, acho que enxergo o mundo por aí, olhar com o pé (ou os cílios) no imaginário cinematográfico.
    A foto da banca ta demais: enfim, Ar-ren-ti-na!

    Bexos xuxu! Cuidate!
    Thaixa

    ResponderExcluir
  2. "A europa com sangue latino pulsando"... Carlitcha já contaminada pela altivez argentina! rs

    ResponderExcluir